A guarda costeira, juntamente com o navio Diciotti resgataram 573 migrantes, dos quais 59 eram migrantes viajando sozinhos

Quase 600 migrantes foram resgatados nesta terça-feira, a cerca de 100 quilômetros da costa da Calábria, no sul da Itália, anunciou a guarda costeira italiana, que recuperou o corpo de uma pessoa morta.
O navio italiano Diciotti e três lanchas da guarda costeira resgataram 573 migrantes, que se encontravam "em dificuldades a bordo de dois barcos de pesca sobrecarregados, à mercê das ondas, em condições meteorológicas adversas", explicou em comunicado a entidade.
"Entre os resgatados está uma pessoa falecida que, segundo os migrantes, estava morta há vários dias", diz a nota. No total, 59 menores viajavam sozinhos e uma pessoa teve de ser transferida com urgência para terra devido ao seu estado de saúde.
O Diciotti está neste momento dirigindo-se ao porto siciliano de Augusta, onde serão desembarcados os migrantes, conclui o comunicado.
O frio e o mau tempo no mar parecem não deter os migrantes que tentam chegar à Europa atravessando o Mediterrâneo.
Ao longo de 2022, chegaram 10.570 migrantes, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM). Pelo menos 229 morreram durante a travessia.
Imprensa Scalabriniana com Estado de Minas